Notícias dos Animais

30/MAI /2014Carrapatos como acabar com eles ? 

 

 

 

Carrapatos como acabar com eles ?

Para acabar com os carrapatos precisamos conhecê-los melhor para que possamos combatê-los eficazmente.

Primeiramente devemos saber que existem varias espécies de carrapatos diferentes, e varias delas podem ser encontradas nos cães.

Como eles chegam até nossos cães? Eles andam, e podem percorrer distancias significativas para alcançar um hospedeiro, ainda podem chegar de carona como serem deixados nas calçadas por outros animais parasitados ou ainda bastante comumente através de pássaros que vão até a ração dos animais para se alimentarem e podem transportar estes parasitas, por isso um cão que mora em um apartamento, por exemplo, não está livre de acabar sendo parasitado.

Ciclo de vida do carrapato

Um carrapato adulto pode colocar milhares de ovos no ambiente e estes em duas semanas, estão prontos para dar origem às larvas estas assim que saem dos ovos procuram imediatamente por sangue. Uma vez alimentada, volta ao solo e muda para a fase evolutiva seguinte que é a ninfa, que procura por mais sangue. Uma vez alimentado, cai no solo e muda novamente, agora para a fase adulta e ai novamente a procura por sangue. Quando estão cheias de sangue, as fêmeas se desprendem do hospedeiro para realizar a postura dos ovos no ambiente colocando milhares de ovos por isso em grandes infestações é impossível acabar com elas sem também relizar o manejo ambiental.

Doenças transmitidas pelos carrapatos:

Os carrapatos podem transmitir diversas doenças graves aos cães muitas delas fatais se não diagnosticadas e tratadas a tempo dentre elas a de maior incidência em nossa rotina clinica responsável por considerável percentual dos atendimentos é a Erliquiose popularmente chamada de doença do carrapato, mas também temos outras doenças transmitidas por eles tais com: Babesiose, doença de Lyme, Febre Maculosa, Paralisia do carrapato, algumas destas também podem ser passadas ao homem.

Devo remover os carrapatos com as mãos?

A remoção mecânica do carrapato com as mãos não é indicada porque quando fazemos isto na grande maioria das vezes quebramos o aparelho bucal do carrapato deixando na pele o que pode provocar reação alérgica intensa formando feridas nos locais, além do risco de estarmos inoculando às bactérias que ficam no intestino do carrapato na corrente sanguínea quando o apertamos, então devemos ou remover através do auxilio de uma pinça ou somente fazendo o uso de medicamentos carrapaticidas que vão matar os carrapatos fazendo eles de desprenderem espontaneamente.

  • Nenhum comentário
  • Envie seu comentário

 

 

 

 

 

Rua Fernão Dias, 1281 | Vila Adileta, Assis - SP | 18 3323-4355 / 3323-8048 / 9705-7964

© Cia das Patas - Pet Shop e Clínica Veterinária

Desenvolvimento: Key Webmarketing