Vermifugação

VERMINOSES

O que são vermes?

Vermes são parasitas (aproveitadores) que habitam principalmente o intestino dos animais e dos seres humanos, se alimentando dos nutrientes que estão no sistema digestório ou do sangue do hospedeiro. Podem também habitar outras partes do organismo tais como: fígado, cérebro, olhos, pele, pulmões, traquéia, bexiga etc...

Algumas espécies são conhecidas popularmente como lombrigas, mas estas não são as únicas espécies encontradas, Existem 3 categorias distintas de vermes que são: Nematóides (vermes redondos "lombrigas") Cestóides (vermes chatos "tênias") Trematóides (vermes planos).

 

E o que esses vermes fazem de prejudicial?

Eles roubam de dentro do intestino os nutrientes que deveriam ir para o organismo do animal ou sugam seu sangue. Podem provocar sangramentos e má absorção intestinal. Provocam ou pioram doenças como as gastrenterites e podem migrar para outros órgãos, produzindo cistos podendo causar diversos prejuízos a saúde.

Os vermes podem passar dos animais para às pessoas e ainda das pessoas para aos animais, podendo causar doenças gravíssimas no ser humano e nos animais.

Exemplos: Teníase (solitária), Cisticercose, Neurocisticercose, Bicho geográfico cegueira, etc.

 

Como as pessoas pegam verminoses?

Andando descalças onde os animais fazem suas necessidades, comendo sem lavar as mãos, não higienizando as verduras adequadamente e comendo carne crua ou mal passada.

A giardíase e a toxoplasmose não são causadas por vermes, mas sim por protozoários que habitam o intestino dos cães e gatos, mas a transmissão é semelhante à dos vermes.

 

A prevenção é complicada?

Não, pelo contrário é bem simples. Só deixa seu animal com parasita quem quer.

Existe diferença entre os vermífugos, qual o melhor?

Sim, existe muita diferença entre os vermífugos comerciais, esta diferença esta ligada a composição química dos mesmos, "afetando na quantidade de tipos diferentes de vermes que eles pegam" e também em como deve ser administrado.

Os melhores vermífugos são os que possuem ao mínimo 3 componentes químicos normalmente : Paomato de Pirantel + Paraziquantel + Febantel ou Ozantel

 

Como devo fazer a vermifugação?

Pesar o animal para usar a dose indicada, existem varias apresentações para cada faixa de peso do animal.

 

Esquema de vermifugação:

Primeira dose(intervalo de 15 dias)Segunda dose(intervalo de 7dias) Terceira dose

É necessário as 3 doses pelos seguintes motivos, primeiro que 1 dose somente, pode não matar todos os vermes, pois em algumas fases do seu ciclo estes saem do intestino e vagam pelo corpo, e muitas vezes os vermífugos não atingem níveis satisfatórios na corrente sanguínea para matar os vermes que não estão no intestino do animal, a terceira dose se faz necessária pois não podemos deixar de pensar na reinfestação uma vez que os animais permanecem no ambiente infestado por ovos, então quando fazemos a terceira dose do vermífugo estamos esperando que após 21 dias da ação dos raios solares sobre o quintal tenham matado os ovos do ambiente, assim então fazemos uma desparazitação completa e não somente a baixa da população.

 

A cada quanto tempo devo fazer este ciclo de vermifugação?

Pensando que o cão hoje é um membro da família, e muitas vezes divide cama, sofá, ganha beijos e abraços entre outros mimos, não podemos pensar na vermifugação pensando somente na saúde do cão e sim ta família como um todo, então é conveniente que se faça a vermifugação ao menos a cada 3 meses, principalmente em casas com crianças, idosos ou pessoas imunosuprimidas.

 

O que mais posso fazer para evitar as verminoses?

Ficar atentas à higiene pessoal lavando as mãos constantemente após a manipulação dos Pets.

Lavar muito bem as frutas e verduras que forem ser consumidas cruas ou mal passadas utilizando-se de sanitizantes para assegurar a  total eliminação de possíveis ovos nas verduras e frutas

Nos vermifugarmos regularmente, conforme orientação do médico da família.

 

 


 

 

 

 

 

Rua Fernão Dias, 1281 | Vila Adileta, Assis - SP | 18 3323-4355 / 3323-8048 / 9705-7964

© Cia das Patas - Pet Shop e Clínica Veterinária

Desenvolvimento: Key Webmarketing