Casos Clínicos

A dermatologia é responsável pela maior parte da casoística na clínica de pequenos animais. Tem inúmeras causas desde ectoparasitas até doenças auto-imunes. Dos diagnósticos mais simples que podemos verificar na primeira consulta até alguns mais complicados que requerem diversos exames laboratoriais.

Dentro dessa complexidade que se enquadra a dermatologia, o tratamento das doenças de pele são muitas vezes demorado, com um alto custo e ainda em alguns casos, não respondem de uma maneira esperada e significativa.

Sendo assim, o tratamento com acupuntura e homeopatia podem estar associados a alopatia potencializando o efeito benéfico ao tratamento, ou podem também ser usados de forma exclusiva, sempre com o objetivo de minimizar o desconforto animal e evitar recidivas.

Na dermatologia de pequenos animais ainda ocorrem muitos diagnósticos errôneos  e muitos tratamentos frustrantes, gerando consequências ruins aos animais, proprietários e veterinários. Entretanto, com o surgimento  da acupuntura e homeopatia em cães e gatos, esse cenário pode mudar e trazer muito mais satisfação a todos.

A alergia é uma das principais causas de doenças de pele em cães e gatos. Requer muita atenção do médico veterinário na instituição de uma terapia adequada e também muita paciência do proprietário, pois a melhora muitas vezes tarda a aparecer e há uma série de cuidados que precisam ser tomados para toda a vida do animal.

CASO CLÍNICO:

Paciente: Juarez

Espécie: Canina

Raça: Pug

Idade: 3 anos

Sexo: macho

- O animal apresenta um quadro alérgico, desde filhote,  que acarreta em infecções secundárias de pele como dermatites bacterianas e fúngicas. Esse quadro alérgico é caracterizado por prurido ( coceira) principalmente a noite, a pelagem fica opaca, sem brilho, há queda de pêlos ( às vezes com falhas de pêlo localizadas e pápulas pelo corpo) e mau cheiro. Também ocasiona otites (infecções nos ouvidos) e conjuntivites ( infecção nos olhos). Já ocorreram também episódios de diarréias e vômitos, hipersenbilidade severa ao uso de diversos medicamentos contra pulgas e carrapatos.

- o paciente já havia recebido vários tratamentos alopáticos desde filhote, mas sempre com lesões que voltavam.

- em janeiro de 2010 o tratamento com acupuntura foi iniciado, com sessões  semanais durante 05 meses. Nas primeiras sessões, o proprietário notou que o animal já estava mais calmo, menos ansioso, dormindo melhor. Porém houve uma piora das suas lesões na pele, olhos e ouvidos e de seu prurido. Após os 5 meses de tratamento ocorreu a  melhora das lesões de pele, qualidade da pelagem, os olhos estavam saudáveis assim como ouvidos. As sessões começaram a ser quinzenais e  o tratamento homeopático foi instituído também.

- a piora que ocorreu no início do tratamento é positiva no caso da acupuntura, pois significa que o animal é sensível a terapia e está ocorrendo uma “reorganização” de sua energia que estava nesse caso, deficiente. Lembro que essa agravação que PODE ocorrer é sutil e transitória.

- Foram realizadas  sessões quinzenais de acupuntura durante 2 meses com continuidade da homeopatia e as sessões passaram a ser mensais.

-  Conclusão: o paciente está estabilizado  com uso de homeopatia, acupuntura mensal e banhos medicamentosos. A sua pelagem melhorou, o odor desagradável diminuiu, as lesões de pele raramente aparecem assim como o prurido. O animal consegue dormir melhor, ficou mais tranquilo e dessa forma tem uma melhor qualidade de vida.

- as sessões de  acupuntura ainda serão espaçadas de acordo com os seus sintomas, assim como o uso da homeopatia. Realizamos controle de pulgas e carrapatos também com uso de produtos homeopáticos.

Doenças de pele causadas por alergia requerem um tratamento e cuidados para o resto da vida. Com o uso da medicina alternativa, não há presença de efeitos colaterais e há uma melhora no estado geral do paciente. ( inclusive sintomas mentais, representados aqui pela sua menor ansiedade.)

Dessa forma, o Juarez está protegido contra ectoparasitas de uma forma segura para si e recebe medicações homeopáticas e sessões de acupuntura, conforme a necessidade que seu organismo demonstre, atingindo cada vez mais a estabilidade de seu equilíbrio energético,  refletido em sua maior disposição e cura de seus sintomas.

 

 

 

 

 

Rua Fernão Dias, 1281 | Vila Adileta, Assis - SP | 18 3323-4355 / 3323-8048 / 9705-7964

© Cia das Patas - Pet Shop e Clínica Veterinária

Desenvolvimento: Key Webmarketing